Workshops

As Jornadas do departamento de Química 2018 incluem um conjunto de workshops de inscrição facultativa, listados abaixo. Os workshops ocorrem em simultâneo, pelo que a participação está limitada apenas a um deles. Assim, caso deseje participar, deve selecionar no registo, nas opções extra, apenas uma opção de workshop. A inscrição nos workshops está limitada ao nº de participantes indicado e será feita por ordem de inscrição. Todos os workshops têm início às 17:15.

 

Lista de Workshops


Propriedades Nutracêuticas da Dieta Mediterrânica: potencial antioxidante e anti-inflamatório
(vagas preenchidas)
Responsável: Prof.ª Dra. Maria do Rosário Martins (Departamento de Química da U. Évora)
Local: Sala 134
Nº máximo de participantes: 15
Horário: 17:15-18:45
Descrição: A Dieta Mediterrânica, classificada como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO (2013) inclui um padrão de Alimentação Saudável, na qual o azeite e as plantas aromáticas são uma presença constante. Neste workshop pretende-se dar a conhecer as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias de plantas condimentares da região Alentejo, tão importantes na prevenção de patologias crónicas. Paralelamente, será interpretada a pirâmide alimentar da Dieta Mediterrânica e avaliado o valor energético e proteico de uma refeição.


A grande vitória! (e um caso de morte violenta)
(vagas preenchidas)
Responsável: Prof. Dr. João Nabais (Departamento de Química da U. Évora)
Local: Lab. 025
Nº máximo de participantes: 12
Horário: 17:15-19:15
Descrição: Cenário: II Guerra Mundial. Acontecimento: Homicídio de Michel Dubois. Tarefa: Ajudar o especialista forense René Artois, o qual nas horas vagas era dono do famoso café “The Fallen Madonna”, a apanhar quem cometeu tão hediondo crime.


Métodos alternativos de divulgação científica: Jogos de Tabuleiro
Responsáveis: Lucas Grillo (aluno de doutoramento em Química da U. Évora) e Pedro Felício (Presidente do Grupo de Boardgames de Évora)
Local: Sala 126
Nº máximo de participantes: 16
Horário: 17:15-19:45
Descrição: Neste workshop serão apresentados conceitos científicos e tecnológicos, nomeadamente termodinâmica e máquinas térmicas, com o auxílio de jogos de tabuleiros modernos. Haverá uma curta apresentação dos conceitos e como estes foram introduzidos no mecanismo do jogo, seguida de uma sessão onde os participantes poderão perceber a aplicação dos conceitos através da ferramenta lúdica.


Aplicação da técnica de RMN na determinação da estrutura dos compostos
(vagas preenchidas)
Responsáveis: Prof. Dr. Anthony Burke e Prof. Dr. António Teixeira (Departamento de Química da U. Évora)
Local: Laboratório 032 e Sala de RMN (CLAV)
Nº máximo de participantes: 15
Horário: 17:15-18:45
Descrição: Neste workshop apresentam-se os princípios básicos em que se baseia a técnica de ressonância magnética nuclear (RMN), a informação que se obtém na análise dos espectros e a sua aplicação na determinação da estrutura dos compostos. Serão ainda apresentadas algumas aplicações importantes desta técnica em diversas áreas. O workshop conta ainda com a preparação de algumas amostras e obtenção dos respetivos espectros.


A importância da qualidade e da segurança dos alimentos no mundo
Responsável: Prof. Dr. Miguel Elias (Departamento de Fitotecnia da U. Évora)
Local: Sala 130
Nº máximo de participantes: 30
Horário: 17:15-18:15
Descrição: Serão apresentadas possíveis interpretações dos termos “qualidade” e “segurança dos alimentos”. Debater-se-ão as causas e as consequências da falta de qualidade e de segurança dos alimentos e serão explicados os procedimentos a adoptar para os conseguir. Será abordado o sistema de segurança alimentar baseado na metodologia HACCP e serão feitas divagações sobre a abordagem destes assuntos em vários pontos do mundo.


Empreendedorismo e Inovação
Responsável: Prof. Dr. Rui Fragoso (Departamento de Gestão da U. Évora)
Local: Sala 127
Nº máximo de participantes: 30
Horário: 17:15-18:00
Descrição: As palavras da moda “empreendedorismo” e “inovação”, deixam no ar uma promessa de abrir todas as portas e abrir novos mercados, possibilitando eficiência nas empresas e o crescimento económico! Hoje, há uma pressão enorme sobre o gestor para “inovar”, mas muitas vezes isso fica apenas uma palavra, muito falada mas pouco percebida. Existe uma necessidade de ir atrás da moda, e este Workshop vai ser uma tentativa para obter uma percepção intuitiva do que é empreendedorismo e inovação.


Introdução à programação em Python para manipulação e visualização de dados
Responsável: Prof. Dr. José Saias (Departamento de Informática da U. Évora)
Local: Sala 139
Nº máximo de participantes: 24
Horário: 17:15-19:15
Descrição: Curso curto de Programação na linguagem Python, específica para investigadores. Para além dos fundamentos próprios da linguagem e de mecanismos de controlo de fluxo, serão exploradas técnicas de manipulação e de visualização de dados.


Atenção! Não sejas um perigo! Vem conhecer as regras básicas de segurança em Laboratórios
Responsável: Prof.ª Dra Cristina Galacho (Departamento de Química da U. Évora)
Local: Lab. 026
Nº máximo de participantes: 12
Horário: 17:15-18:15
Descrição: Workshop sobre Segurança em Laboratórios. Conceitos de Perigo e Risco. Principais Perigos em Laboratórios. Produtos Químicos: Nova classificação e rotulagem (novos pictogramas e fichas de dados de segurança). Equipamentos de Proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC).


Império dos Sentidos: filme de uma viagem sensorial à volta… do vinho
Responsável: Prof. Dr. Paulo Mendes (Departamento de Química da U. Évora)
Local: Sala 154
Nº máximo de participantes: 25
Horário: 17:15-19:15
Descrição: “O conhecimento e a educação sensorial apurada podem obter do vinho prazeres infinitos” (Ernest Hemingway). Partindo desta frase faremos um filme de uma viagem sensorial em que o protagonista é o vinho. Na cadeira de realizador está a Química, que dirige um elenco de moléculas que nos contam a história por detrás do que vemos, cheiramos, sentimos na boca, e até ouvimos, quando provamos um vinho. Os créditos finais vão para todos aqueles que se sintam tentados a colocar os seus sentidos à prova, ficando ou não com os olhos em bico.